domingo, 19 de abril de 2015

"Aula não ensina, prova não avalia"

"Será que não veem a ignorância e a infelicidade das pessoas? Será que não veem que essa escola reproduz um sistema social injusto?" (José Pacheco)

Acho que o modelo educacional brasileiro é uma questão muito séria a se pensar. Tendo em vista os inúmeros problemas políticos, econômicos e sociais que temos a discutir, parece que essa questão pode ficar em segundo plano, mas na verdade, essa é a raiz do problema. 

Nos deparamos com um modelo de educação falida! Isso mesmo, falida! Tentam enfiar todos os conteúdos do universo (fragmentados e descontextualizados) goela a baixo das crianças durante toda a sua formação, de uma forma totalmente mecânica: aula - prova - aula - prova. Resultado: ninguém aprende nada! O que vemos por aí são alunos tendo a escola como um fardo, uma obrigação, um castigo! A educação não devia ser assim, devia ser algo natural, prático, dinâmico, acolhedor. 

As escolas públicas vão de mal a pior, as particulares tem como foco a preparação para o ENEM e vestibulares, como se a vida acadêmica girasse em torno dessas avaliações, e para isso temos que decorar os assuntos para tirar boas notas e vencer na vida. Tudo errado! Tenho a sorte de estudar em uma das poucas instituições públicas que a corrupção ainda não levou por água a baixo, onde os professores e demais funcionários tentam ao máximo nos dar uma formação diferenciada, mais integrada, só que as escolas não possuem autonomia, existem padrões a serem seguidos e isso torna a educação algo robotizado. Tenho que dar conta de 16 matérias no 2º ano ensino médio, olho para várias delas e penso como uma tem relação com a outra, como uma poderia se complementar a outra, mas na realidade tenho que lidar com todas as áreas do conhecimento como se fossem coisas tão distintas. Isso impede a minha formação, não só como aluna, mas como ser pensante. Queria poder me dedicar mais a uns e outros assuntos, mas nem tenho tempo!

Essa realidade reflete na sociedade que temos hoje. Trabalhadores desqualificados mesmo tendo uma formação a nível superior. 8% dos alunos das universidades brasileiras são analfabetos funcionais, e imagina aqueles que estão fora delas? 

Segundo José Pacheco, "metade dos alunos brasileiros são privados do conhecimento e do ser".

"Eu sonho em ver uma sociedade em que a educação aconteça de um jeito que transborde."


Nenhum comentário:

Postar um comentário